O GAIAC faz parte da rede europeia Drums for Peace (Tambores pela Paz) que engloba organizações de vários países europeus.
A rede Drums for Peace acredita que o poder transformador e expressivo da arte é uma forma de promover a diversidade e criar um mundo melhor, contando para tal com a participação activa de jovens, animadores sociais e artistas. Utiliza as artes performativas, ou artes do espectáculo, como instrumento de inclusão dos jovens em situação desfavorecida ou socialmente mais vulnerável. Procura também desenvolver e melhorar, nos formadores e educadores sociais, competências pedagógicas que promovam temas como o combate ao racismo e xenofobia, a melhoria da auto-estima dos jovens, a resolução de conflitos e o empenhamento democrático e cidadania activa, em cada uma das fases de desenvolvimento dos projectos.
Através da realização de intercâmbios de jovens, cursos de formação e encontros da própria rede, os objectivos da rede Drums for Peace são dirigidos prioritariamente para a expressão da capacidade e potencialidade de cada um, para o diálogo intercultural, para a experimentação de diversas formas artísticas e a difusão de boas práticas no âmbito do trabalho dos animadores sociais e educadores juvenis e na educação ao longo da vida.
Entre os diversos projectos que a rede Drums for Peace promove salientam-se os intercâmbios de jovens, para participantes com idade inferior a 30anos. Duram, geralmente, uma semana, durante a qual participantes oriundos de vários países realizam diferentes workshops, que resultam num espectáculo aberto ao público.

Image
ImageImage
Image